Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2012

Livro: O que é existencialismo - João da Penha

Olá tudo bem?
Essa semana estou lendo o livro: O que é existencialismo, de João da Penha. O livro é da Coleção primeiros passos, possui uma linguagem bem acessível e só tem 89 páginas. É um ótimo livro. Serve muito para quem, assim como eu, está começando a conhecer o existencialismo.




Como entrei em contato com ele? Assim: Meu professor de Teorias da Consciência II pediu que escrevêssemos um ensaio sobre existência e existencialismo e indicou esse livro como uma das referências básicas para o trabalho. 

Alguém me perguntou essa semana o que era existencialismo (foi você Soraya) e eu fiquei enrolando. Já até tinha começado a ler o livro, mas não lembrava o que era mesmo existencialismo.  Agora já sei dizer o que é existencialismo.

João da Penha diz que por se fazer um uso largo e indiscriminado dos termos existencialismo e existencialista, estes perderam parte de seu sentido 'original'. Sendo que já se usou esses termos para se definir movimentos artísticos, literários, etc. Esse termo também já foi ligado a tendências revolucionárias e oposicionistas. Ele aparece até na marchinha de carnaval 'Chiquita Bacana' não tenho certeza, mas acho que é do Braguinha:

Chiquita Bacana

Chiquita bacana lá da Martinica
Se veste com uma casca de banana nanica

Não usa vestido, oi! não usa calção
Inverno pra ela é pleno verão
Existencialista com toda razão
Só faz o que manda o seu coração, ôi!


O livro fala sobre o existencialismo enquanto movimento filosófico recente, que tem sua ideias inicialmente discutidas por um filosofo dinamarquês chamado Kierkegaard. Fala também sobre os antecedentes do movimento existencialista, sobre Husserl, Heidegger e Sartre. 

Recomendo. 

  * * *


Capa do livro em: ( http://img2.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_220910439_330.jpg)
Letra da música em: (http://letras.terra.com.br/braguinha/181432/)

Referência do livro:
PENHA, João da. O que é existencialismo. São Paulo: Brasiliense, 2004. (Coleção primeiro passos, 61).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...